Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Seqência Didatica em Leitura


Atividade: Descubra quem está falando...
Tipo de atividade: Leitura
Duração aproximada: 20 minutos
Objetivos: (capacidades que se pretende que os alunos desenvolvam):
·         “ler” antes de saber ler convencionalmente;
·         Compreender a natureza da relação oral/ escrito;
·         Utilizar o conhecimento sobre valor sonoro convencional das letras (qunado já sabem) ou trabalhar em parceria com alunos que fazem uso do valor sonoro (quando não sabem);
·         Utilizar estratégias de antecipação, inferência e checagem.
Procedimentos didáticos: O professor deve:
·         Ajustar o nível de desafio às possibilidades dos alunos para que realmente tenham bons problemas a resolver;
·         Organizar agrupamentos heterogêneos produtivos, em função do que os alunos já sabem e do conteúdo da tarefa que devem realizar;
·         Garantir a máxima circulação de informação, promovendo a socialização das respostas e dos procedimentos utilizados pelos grupos;
·         Relembrar as histórias em que aparecem as falas utilizadas na atividade. Vale ressaltar a importância de os alunos terem um repertório de textos literários conhecidos: se o professor não lê diariamente para a classe, é necessário que o faça;
·         Apresentar a tarefa para os alunos esclarecendo o que deve ser feito.
Algumas variações possíveis:
1.       Ler as falas e pedir aos alunos que encontrem o nome do personagem ( por exemplo: Hoje a lição é descobrir quem está falando... Eu vou ler a fala e vocês vão achar o nome do personagem).
2.       Ler o nome do personagem para os alunos identificarem a sua fala ( por exemplo: quem se lembra o q disse a Chapeuzinho Vermelho para o Lobo mau disfarçado de vovozinha? Vamos tentar encontrar essa fala e depois ligar com ‘Chapeuzinho Vermelho’).
Procedimentos dos alunos:
·         Situação 1: ler a frase ditada pelo professor e encontrar o nome dos personagens;
·         Situação 2: ler a frase equivalente à fala do personagem ( a partir de uma “dica” do professor, como a que aparece acima, no caso do “Chapeuzinho Vermelho”), buscando ajustar o texto que já conhece ao que sabe que ta escrito.
·         Discutir com o seu parceiro;
·         Marcar a resposta
·         Socializar para a classe.

MODELO DA ATIVIDADE
Nome:______________________________________________
Data:_________________________ Série:___________________

DESCUBRA DE QUEM SÃO AS FALAS ABAIXO E LIGUE AO PERSONAGEM:

VOVÓ, PARA QUE ESTA                                                                                                                                      
 BOCA TÃO GRANDE?

QUEM QUER CASAR COM                                                                                                                                                                                             
A DONA BARATINHA
QUE TEM FITA NO
CABELO E DINHEIRO NA
CAIXINHA?

RAPUZEL, SOLTE SUAS                                                                   
TRANÇAS.

ESPELHO, ESPELHO,                                                      
FALA E DIZ:                                                                                            
QUEM É A MAIS BELA
DESTE PAÍS?




PRINCIPE


MADRASTA





BARATINHA


CHAPEUZINHO
VERMELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário