O TRABALHO COM LETRAS, PALAVRAS, SÍLABAS E TEXTOS
Em todo processo de alfabetização, deve-se cuidar para que todas as atividades de leitura e escrita propostas aos alunos apareçam contextualizadas e associadas a uma significação, isto é, ligadas a aspectos da vida das crianças ou as atividades que realizam em sala de aula ou em casa.
Os jogos, as brincadeiras, as rodas de conversa, a troca de idéias entre os alunos, e mesmo um pouco de competição entre eles, tornam a aprendizagem um processo de construção do conhecimento por eles mesmos.
É muito importante que o professor/alfabetizador saiba que tipos de atividades ou situações pedagógicas deverão ser desenvolvidas para que as crianças avancem nos níveis conceituais da escrita e da leitura e nos seus estágios de desenvolvimento cognitivo.
Sugestões de atividades
Þ jogos e atividades variadas com alfabeto móvel e silabas móveis;
Þ caça-palavras;
Þ cruzadinhas;
Þ jogos de memória, bingo, dominós diversos;
Þ leitura e interpretação oral de diferentes textos, poesias, músicas, parlendas, textos do aluno e do professor, notícias, reportagens, bulas de remédio etc.;
Þ produção de textos coletivos;
Þ montagem e escrita de pequenas estruturas lingüísticas;
Þ adivinhações, trava-línguas, quadrinhas, anedotas;
Þ jornal falado;
Þ hora de surpresa;
Þ planejamento e avaliação do dia;
Þ relatório oral e escrito de experiências vivenciadas;
Þ histórias mudas;
Þ escrita de cartas, bilhetes, listas, anúncios, propagandas;
Þ análise e síntese de palavras significativas;
Þ escritas espontâneas, autoditado; e leitura de livrinhos de literatura, jornais e revistas (em grupo ou individual);
Þ classificação e seriação de palavras;
Nenhum comentário:
Postar um comentário