Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS PARA SILÁBICOS-ALFABETICOS

O TRABALHO COM LETRAS, PALAVRAS, SÍLABAS E TEXTOS

      Em todo processo de alfabetização, deve-se cuidar para que todas as atividades de leitura e escrita propostas aos alunos apare­çam contextualizadas e associadas a uma sig­nificação, isto é, ligadas a aspectos da vida das crianças ou as atividades que realizam em sala de aula ou em casa.
      Os jogos, as brincadeiras, as rodas de con­versa, a troca de idéias entre os alunos, e mesmo um pouco de competição entre eles, tornam a aprendizagem um processo de cons­trução do conhecimento por eles mesmos.
      É muito importante que o professor/alfa­betizador saiba que tipos de atividades ou situações pedagógicas deverão ser desenvol­vidas para que as crianças avancem nos ní­veis conceituais da escrita e da leitura e nos seus estágios de desenvolvimento cognitivo.

Sugestões de atividades

Þ    jogos e atividades variadas com alfa­beto móvel e silabas móveis;
Þ caça-palavras;
Þ cruzadinhas;
Þ jogos de memória, bingo, dominós diversos;
Þ    leitura e interpretação oral de diferen­tes textos, poesias, músicas, parlendas, textos do aluno e do professor, notícias, reportagens, bulas de remédio etc.;
Þ    produção de textos coletivos;
Þ    montagem e escrita de pequenas estru­turas lingüísticas;
Þ    adivinhações, trava-línguas, quadrinhas, anedotas;
Þ    jornal falado;
Þ    hora de surpresa;
Þ    planejamento e avaliação do dia;
Þ relatório oral e escrito de experiências vivenciadas;
Þ histórias mudas;
Þ escrita de cartas, bilhetes, listas, anún­cios, propagandas;
Þ análise e síntese de palavras significativas;
Þ escritas espontâneas, autoditado; e leitura de livrinhos de literatura, jornais e revistas (em grupo ou individual);
Þ classificação e seriação de palavras;

Nenhum comentário:

Postar um comentário