Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

NIVEIS CONCEITUAIS NA LEITURA E NA ESCRITA - PRÉ-SILÁBICOS

Nível conceitual - Pré-silábico 1

Þ   As crianças não vislumbram que a es­crita tem a ver com a pronúncia das partes de cada palavra.
Þ   As crianças produzem riscos e/ou rabis­cos típicos da escrita que tem como forma básica a letra de imprensa ou a cursiva, podendo então realizar rabiscos separados com linhas curvas ou retas ou rabiscos ondula­dos e emendados.
Þ   As crianças fazem tentativas de corres­pondência figurativa entre a escrita e o obje­to referido.
Þ   Somente quem escreve pode interpre­tar o que está escrito.
Þ   A escrita ainda não está constituída como objeto substituto.
Þ   As crianças usam os mesmos sinais grá­ficos (letras convencionais ou símbolos, ou mesmo pseudoletras - letras inventadas pela criança) para escrever tudo o que deseja.
Þ   As crianças acham que os nomes das pessoas e das coisas têm relação com o seu tamanho ou idade: as pessoas, animais ou objetos grandes devem ter nomes grandes; os objetos ou pessoas pequenas, nomes peque­nos. Presença marcante do realismo nominal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário